Os benefícios de ler antes de dormir

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Felizmente ainda é hábito de muitas pessoas. Algumas podem até nem saber os benefícios, mas essa é a verdade. Um hábito importante que podemos adquirir desde a infância, quando os pais leem para crianças histórias que a ajudem a ter uma boa noite de sono. Mas não fica nisso os benefícios em relação às crianças. Ao ler para crianças pequenas os pais estão ajudando a desenvolver a capacidade linguística dos pequenos.

O mesmo acontece com a coordenação motora, a partir do momento que a criança passa a manusear um livro, virando suas páginas e também a memória, pois a estimula. Além das já enumeradas, uma das maiores vantagens está em que as crianças acabam por aprender a gostar de ler, por ser a leitura prazerosa e divertida, ainda a estão realizando com alguém que amam e com as quais se sentem seguras. Especialistas afirmam que entre as vantagens de ler antes de dormir está está a qualidade do sono, pois quando é habitual esta passa a ser um sinal para o corpo de que está se aproximando a hora de dormir. Como em geral, as crianças tem dias agitados, eis uma forma eficiente de fazer com que elas relaxem. Estudos demonstram que 40% da população adulta sofre de insônia, sendo que ao invés de medicamentos, as leituras antes de dormir são aliadas muito eficientes e sem contra indicações, (obviamente que não estamos dizendo que devem deixar de medicar-se, o seu médico é o responsável pela prescrição e retirada de medicamentos). Para que a leitura tenha esse efeito a leitura deve ser feita de forma calma e a pessoa deve estar bem confortável.

 Razões para ler antes de dormir. 

 São várias as vantagens no hábito de ler, além do que já foi dito, convém lembrar que já foi comprovado que o conteúdo que se lê antes de pegar no sono é melhor absorvido. Aos estudantes a dica é que revisem seus conteúdos dados em aula antes de dormir. Mesmo que não tenha outro horário para dedicar-se a leitura, já que no dia, nem sempre encontramos tempo para a atividade, essa é a melhor hora. Antes de dormir o subconsciente está mais acessível. Por isso quando uma pessoa lê, a tendência da mente é colocar o seu psicossoma (conjunto corpo e alma, ou corpo e espírito, ou corpo e psique) naquilo que está concentrando antes de dormir, razão para a ocorrência de maior absorção.

 Qual a forma mais indicada para essa leitura? 

 Um recente estudo confirma mesmo que ler em dispositivos eletrônicos, antes de dormir tem um forte impacto no nosso sono. O uso de emissores de luz nos dispositivos eletrônicos de leitura, comunicação e entretenimento aumentou muito recentemente. Em estudo desenvolvido pela PNAS , através de uma amostra de 1.508 americanos adultos indicou que 90% dos americanos utilizam equipamentos eletrônicos em pelo menos uma hora antes de se deitarem. Cada participante foi testado com tablet e com livro impresso. Os resultados do estudo foram: O uso destes dispositivos prolonga o tempo para as pessoas adormecerem, suprime os níveis do hormônio melatonina, reduz a quantidade do sono REM (fase em que ocorrem os sonhos), atrasa o relógio circadiano e reduz o estado de alerta na manhã seguinte. No geral, verificou-se que a utilização de dispositivos de emissão de luz portáteis imediatamente antes de dormir tem efeitos biológicos que podem perpetuar a deficiência em dormir e perturbar o ritmo circadiano, os quais podem ter impactos adversos no desempenho, saúde e segurança. Razões suficientes para fazermos a escolha de livros impressos para leituras antes de dormir, pequenos e adultos.

Fonte: Emagrecer um Desafio 

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